Por Que Usar Um Sistema de Gestão Comercial

Vou começar este texto sendo bem direta. A desorganização acaba com qualquer negócio!

O que eu disse é algo óbvio, claro. Na realidade é uma fala teoricamente maravilhosa, mas isso até o momento em que pensamos em tocar o nosso próprio negócio e sequer sabemos quais as nossas despesas do mês e o lucro bruto ou líquido. Sim, isso já aconteceu comigo.

Após refletir muito sobre o assunto cheguei à conclusão de que deveria ter aquelas maravilhosas planilhas coloridas, com linhas e colunas a perder de vista e diversas abas. Assim tudo ficaria maravilhosamente organizado.

Lembro que comentei a minha decisão com um amigo e ele disse que as planilhas eram um recurso ultrapassado. Ele me explicou que agora o ideal é utilizar um sistema de gestão comercial.

Quando ouvi a palavra “sistema” já gelei. Nunca tive muita facilidade com esse tipo de coisa. Achava que seria muito complicado ou ainda mais trabalhoso que as planilhas.

Porém, eis a minha surpresa. O sistema de gestão é realmente algo que mudou a forma de eu ver o meu negócio. Não é complicado de mexer, pelo contrário, é simples e não perco horas para atualizar.

Caso você ainda tenha alguma dúvida em relação a isso, confira alguns motivos para largar as planilhas na gestão do seu negócio.

Segurança

As planilhas não são seguras. Você já parou pra pensar que o seu HD pode queimar? Neste caso, é claro que um backup poderia salvar toda a situação, mas aposta quanto que você vai tentar abri-lo e ele não vai funcionar. E se funcionar, está atualizado?

Além disso, você vai mesmo deixar todas as importantes informações sobre a sua empresa assim tão vulneráveis?  Posso parecer meio pessimista, mas esta é a realidade.

Dados Não Precisos

Muitas vezes, por falta de atenção, fórmulas e números são adicionados incorretamente. Esse errinho pode custar análises errôneas ou horas de trabalho. O pior de tudo é que ao trabalhar com dados incorretos o sucesso da sua empresa pode ficar por um fio.

Fluidez

Diferente das planilhas, que são individuais, um sistema de gestão é colaborativo. Além disso, normalmente é difícil compreender a planilha de outra pessoa, não concorda? Usando um sistema de automação tudo fica padronizado e é muito fácil de compreender.

Outro entrave das planilhas é a sua manutenção, que se torna cada vez mais lenta e com maior probabilidade de erros.

Acesso a Informações

O pior da planilha é quando estamos com pressa para encontrar alguma informação e esta tarefa se torna completamente impossível. Ainda mais no meu caso, que não tenho muita facilidade com isso. Mas mesmo para os experts em excel o trabalho de cruzar as informações até encontrar o que interessa é algo que pode levar muito tempo. Já no gerenciador de negócio nem preciso falar como é muito mais fácil, não é?

Melhore Decisões

Quando os seus resultados estão mais claros, você consegue tomar decisões muito mais certeiras. Como já falei acima, nas planilhas podem haver dados errados ou não preenchidos e isso prejudica completamente a visão do seu negócio.

Sistema de Gestão Comercial : Conheça o Gerenciar Negócio

E aí, continua achando que as planilhas são a solução? Eu espero que não! Caso queira experimentar um sistema de gestão comercial, conheça o Gerenciar Negócio.

Aproveite para enviar as suas dúvidas e sugestões logo abaixo.

 

By | 2016-01-25T19:41:26+00:00 dezembro 2nd, 2015|Ferramentas, Produtividade|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment