Gestão Do Tempo: Confira 6 Técnicas Essenciais

Já aconteceu de você se programar para entregar algo em 1 semana e não conseguir cumprir o prazo estabelecido ou então sentir que o seu dia não rendeu? Isso porque, aparentemente, você fez mil e uma coisas, mas sentiu que nenhuma delas era relevante de fato?

Pois é, isso acontece com mais frequência do que você imagina e nada mais é que uma má gestão do tempo. Muitas vezes a falta de organização ou perda de foco com atividades desnecessárias contribuem e, muito, para o quadro.

Gestão Do Tempo: Confira 6 Técnicas Essenciais

Mapa Mental

Antes de tudo é preciso organizar seus pensamentos. Por isso é tão importante colocar todas as ideias no papel. Assim você poderá visualizar o todo e saberá como definir quais as prioridades.

Faça Listas

Caso você chegue na segunda-feira tentando lembrar tudo o que precisa fazer sem ter anotado as atividades em lugar algum, com certeza está perdendo tempo e dinheiro. As listas são fundamentais para uma boa organização.

Todo fim de semana, por exemplo, crie listas dos afazeres da próxima semana. Assim você poderá controlar o seu rendimento e identificar pontos que devem ser melhorados.

Técnica do Post-it

Você começou a enumerar as atividades de um dia de trabalho e precisou de uma folha sulfite inteira? Há algo errado aí e a procrastinação será inevitável. Nós precisamos definir tarefas que possamos realizar. As atividades de um dia precisam caber em um bloco de papel de 7,6 cm x 7,6 cm. Lembre-se: o dia é limitado, assim como papel.

Reduza as Reuniões

Sabe aquelas reuniões que duram umas 5 horas e você sente como se nada tivesse sido resolvido? Isso acontece há todo o momento com diversos gestores e é extremamente prejudicial. Faça reuniões apenas quando houver uma grande necessidade e estabeleça um tempo máximo de 1 hora, por exemplo.

Técnica de Pomodoro

Para realizar esta técnica você precisa de uma lista de tarefas e de um cronômetro. Como cronômetro é possível utilizar um aplicativo para smartphones.

Bom, em primeiro lugar você deve definir qual atividade fará primeiro. O tempo padrão para finalizar cada atividade é de 25 minutos. No final da atividade, faça uma pausa de 5 minutos. Faça isso sucessivamente até que 4 atividades sejam finalizadas, o que significa que poderá fazer uma pausa de 15 minutos.

A ideia desta técnica é a de não sobrecarregar-se ao executar as atividades. Muitas horas de trabalho ininterrupto fazem com que o rendimento caia drasticamente.

18 Minutos

Esta técnica foi desenvolvida por Peter Bregman e a ideia é começar o dia dedicando 5 minutos para entender quais atividades você deseja executar ao longo do dia. A jornada de trabalho será dividida de 60 em 60 minutos. Ao final de cada hora você deverá refletir por 1 minuto e pensar se o período foi produtivo ou não.

Além disso, no final do dia tire 5 minutos para refletir sobre todo o seu dia de trabalho e avalie como positivo, mediano ou negativo. A soma de todos os minutos dedicados para reflexão é de 18 minutos.

Gostou? Esperamos que possa aproveitar as nossas dicas e fazer uma ótima gestão do tempo. Experimente uma das técnicas e diga qual surtiu mais efeito. E caso também deseje uma excelente ferramenta de gestão de negócio, clique aqui e faça o seu cadastro no GN.

By | 2018-05-19T12:21:28-02:00 maio 20th, 2016|Produtividade|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment