Gestão De Estoque: Saiba Como Planejar

Já aconteceu da sua empresa perder muitas vendas porque não tinha os produtos certos no estoque? Então está na hora de rever, urgentemente, a sua gestão de estoque.

Imagine se um cliente vai até a sua loja e não encontra um produto básico e que não poderia estar em falta. Provavelmente aquilo ficará em sua memória e ele não voltará mais ao seu estabelecimento. Por isso, lembre-se: uma boa gestão garante lucro, vendas futuras e a satisfação de seus clientes.

Como sabemos que muitas pessoas não sabem por onde começar o seu controle de estoque, resolvemos separar algumas dicas.

Gestão De Estoque

Quais Os Primeiros Passos Definir O Meu Estoque?

Antes de tudo é fundamental que seja realizado um controle diário dos produtos que estão entrando e saindo. Com esses dados em mãos será possível analisar quais os produtos mais e menos vendidos. Também é preciso atenção redobrada em datas comemorativas e sazonalidade. Cada negócio possui as suas particularidades, portanto, é preciso conhecer a fundo o seu nicho e negócio.

Onde Estocar?

Antes de comprar os produtos é preciso avaliar o espaço físico e verificar se ele oferece boas condições de armazenamento, uma boa visualização e controle.

Como Negociar Com Os Fornecedores?

É fundamental que a empresa não crie o hábito de fazer pedidos muito em cima da hora ou fora do timing. Isso poderá ocasionar a falta do produto na loja e vendas serão perdidas. Por isso, é fundamental que os prazos sejam definidos anteriormente e com uma margem de respiro, sempre. Assim, caso ocorra algum imprevisto, não haverá problema.

Como Utilizar o Conceito De “Sortimento Cauda Longa”? 

Resumidamente, o conceito de cauda longa baseia-se em um Pareto que mostra que poucos itens atendem ao gosto geral e são consumidos por muitas pessoas, enquanto a maioria dos itens atende apenas a clientes específicos. Porém, é fundamental que a sua loja possua esses itens específicos. Assim você conseguirá atrair esses clientes que procuram produtos específicos. Esses clientes, por sua vez, consumirão também os itens de gosto geral.

Qual Ferramenta Utilizar?

Para um controle mais efetivo, invista em uma ferramenta de gestão de negócio. O Gerenciar Negócio é o mais indicado. No GN você pode fazer uma gestão de estoque muito mais efetiva e ainda poderá fazer uma possível previsão de vendas levando em consideração os dados já coletados. Clique aqui para fazer o cadastro no Gerenciar Negócio agora mesmo!

By | 2018-05-19T12:21:28+00:00 março 28th, 2016|Ferramentas|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment