Como Mensurar a Produtividade De Sua Equipe?

Antes de cobrar resultados dos colaboradores, ainda mais em tempos de crise, é imprescindível saber como medir a produtividade sem causar desgastes na equipe. Isso porque a pressão excessiva dos gestores pode gerar um efeito contrário e mais prejudicar do que ajudar.

Mas e então fica a dúvida: como mensurar a produtividade de sua equipe de forma saudável?

Como Mensurar a Produtividade De Sua Equipe?

Compartilhar Metas

Esse passo é importantíssimo para depois acompanhar e mensurar a produtividade. Por isso, todas as metas devem ser compartilhadas com todos os setores. Assim os gestores podem definir um cronograma com as atividades que serão realizadas e estabelecer prazos. Lembre-se: para sabermos para onde ir, precisamos saber onde queremos chegar.

Conheça a Sua Equipe 

Antes de querer cobrar alguma coisa é fundamental conhecer a sua equipe. Eles estão motivados? Quais as suas habilidades? Quais seus pontos fortes e fracos? Como eles veem o gestor?

Essas perguntas são apenas alguns exemplos, mas você pode elaborar quantas achar necessário.

Quantidade X Qualidade

Há aquele colaborador que entrega muito, mas com pouca qualidade, e outro que entrega pouco, mas com uma qualidade exemplar? Bom, neste caso é fundamental estabelecer um meio termo.

Por isso, defina em números quais as suas metas e envolva o setor de RH para que a qualidade da equipe seja aprimorada com treinamentos. Estabelecendo um padrão ficará muito mais fácil avaliar os resultados obtidos.

Estabeleça Diálogos 

Manter uma comunicação efetiva é fundamental quando busca-se alta produtividade. Converse com seus colaboradores sobre seus anseios, possibilidades e dificuldades. Mostre sensibilidade, mas também seja firme. Lembre-se de manter um vínculo de respeito e também de coleguismo com a sua equipe. Suas satisfações ou insatisfações vão refletir diretamente em seu desempenho e só tendo acesso a essas informações você poderá estabelecer o que é um ótimo ou um péssimo resultado.

Metodologia de Trabalho Bem Definida

Há mais de um projeto em andamento? Neste caso, foque no projeto mais urgente com a sua equipe e deixe os outros em stand by, ao menos neste período. O grande problema de trabalhar em diversos projetos simultaneamente é que a sua equipe poderá ficar atrapalhada com tantas atividades .

Investindo todo o tempo em um projeto por vez poderá evitar estresses desnecessários, ruídos e problemas de comunicação e também poderá medir o comprometimento de todos da equipe.

Ferramenta de Gerenciamento 

O que acha de usar a tecnologia a seu favor? Utilize uma ferramenta de gerenciamento para que possa mensurar as atividades de cada um de seus colaboradores e o seu desempenho ao executá-las. Quer uma dica de ferramenta? Use o Gerenciar Negócio. Clique aqui e faça o seu cadastro agora mesmo!

By | 2018-05-19T12:21:28-02:00 abril 12th, 2016|Produtividade|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment