Como Fidelizar Clientes: 5 dicas essenciais

Não há dúvida de que o cliente é imprescindível para qualquer negócio, não é? Mas, em contrapartida, muitos empresários preocupam-se em investir em ações de marketing, em aumentar o número de curtidas em sua página do Facebook e em elaborar diversas promoções e descontos para novos clientes, enquanto os clientes antigos são tratados com certa despreocupação e não há nada que os faça querer permanecer. Bom, aí mora o erro.

Infelizmente isso é algo corriqueiro inclusive em grandes corporações. Algumas semanas atrás aconteceu uma situação que ilustra bem este fato. Entrei no site de uma grande empresa de telefonia e percebi que o valor do pacote para novos clientes era muito inferior ao que eu pagava, isso porque a velocidade da minha internet é inferior. Liguei para solicitar a mudança e o que ouvi de resposta? “senhora, este pacote é destinado apenas a novos clientes”. Oras, bolas. Pago pelo serviço há alguns anos, ou seja, sou uma cliente antiga, e não recebo nenhum benefício por isso? O que me impede de buscar alguma alternativa na concorrência?

A grande questão é que uma empresa de telefonia ainda pode “se dar ao luxo” de dizer não. Embora isso possa trazer consequências muito negativas. Mas uma empresa dessas dificilmente vai quebrar por isso. Já as pequenas, bom, aí é preciso se preocupar.

Para não correr este risco confira dicas essenciais de como fidelizar clientes.

Como Fidelizar Clientes: confira dicas essenciais

Crie Um Plano de Fidelização

Promova benefícios e vantagens aos seus clientes fiéis. Já viu que muitas pizzarias entregam um cartão de fidelidade e a cada “X” pedidos você ganha um desconto, um refrigerante ou uma pizza?  É algo bastante simples, mas que funciona. E no seu negócio, o que você poderia fazer? Pense uma maneira de trazer o cliente mais uma vez. Um suporte exclusivo para clientes antigos, newsletters exclusivas e cupons de desconto também são ótimas alternativas.

Conheça Bem o Seu Cliente

Para fidelizar seus clientes é preciso conhecer seus hábitos, anseios e o que ele espera de seu produto e serviço. O seu produto/serviço pode ser o melhor do mercado, mas caso não faça uma abordagem adequada, ou não conheça nada sobre ele, toda a sua estratégia será em vão. Por isso é importante investir parte do orçamento em ações para conhecer bem o seu cliente.

Faça Uma Boa Comunicação

Busque sempre manter o cliente conectado com a sua empresa. Não envie milhares de emails com anúncios de venda, promoções e descontos. Crie valor para o seu cliente. Envie bons conteúdos e assuntos de seu interesse. Antes é importante fornecer informações relevantes e depois vender.

Tenha Uma Ouvidoria

É fundamental haver um canal de comunicação onde o cliente possa expor a sua opinião, dar sugestões e falar a respeito de algo que o desagradou. A reclamação de um cliente pode ser a mesma de diversos outros, por isso é sempre muito importante ouvir o feedback e pensar em melhorias.

Monitore

Toda ação de fidelização de clientes deve ser monitorada. Esse monitoramento permite a otimização de sua estratégia. Além disso, a partir dos resultados de cada ação proposta é possível reunir ainda mais informações importantes sobre seus clientes, como suas necessidades e preferências de abordagem. O legal disso tudo é que quanto mais conhece o seu cliente, mais pode propor ações de fidelização.

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado e você saiba como fidelizar clientes. Para ajudar nesta fidelização é imprescindível investir em uma ferramenta de gestão de negócio. Para fazer o seu cadastro agora mesmo no Gerenciar Negócio, clique aqui.

By | 2018-05-19T12:21:28+00:00 junho 1st, 2016|Dicas|0 Comments

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