Aprenda Como Fazer Um Plano de Negócios

Tem vontade de ter o seu próprio negócio, mas ainda não conhece os seus concorrentes, não tem objetivos definidos e nem noção de quanto poderia gastar para colocar em prática? Então está mais do na hora de fazer o seu plano de negócios.

Por Que o Plano De Negócios É tão Importante?

O plano de negócios ajuda o empreendedor e compreender melhor o mercado, o seu produto, a concorrência, riscos e muitos outros fatores que são de extrema importância quando pensamos em desenvolver uma empresa de sucesso.

Além disso, o plano serve para guiar a empresa a curto, médio e longo prazo. Isso é possível graças aos objetivos e metas que são definidos nesta etapa.

A questão é que sem o plano de negócios fica praticamente impossível viabilizar ou não a sua ideia.

Por Onde Começar?

Afinal de contas, como começar um plano de negócios? Muitas pessoas têm a mesma dúvida. E não é à toa, já que esta atividade demanda tempo, pesquisa, pontos que devem ser analisados e muita informação.

Pensando nisso, ao invés de darmos apenas algumas dicas que pouco ajudam, decidimos trazer aqui neste post todo o passo a passo necessário.

Saiba Como Fazer Um Plano de Negócios

Qual o seu produto ou serviço?

Descreva detalhadamente qual o seu produto ou serviço.

Qual é o seu nicho?

É obrigatório saber em qual nicho você atua. Por exemplo: saúde, educação, segurança e beleza são alguns exemplos de nichos.

Qual é o seu público-alvo?

Qual público você deseja atingir com o seu produto ou serviço? Por incrível que pareça, este é um ponto que é deixado de lado por muitos empresários.

Se você pensa em atingir todos, mude a sua forma de pensar imediatamente. É necessário saber se o seu público-alvo são homens, mulheres (podem ser os dois, é claro, dependendo do produto ou serviço ofertado), faixa etária, escolaridade, renda mensal, interesses, sonhos, etc. Tenha isso muito claro para que não ocorram erros.

Atenção: você pode ter um público em mente antes de desenvolver o seu plano de negócios, mas é preciso ter consciência de que ele pode mudar de acordo com a análise de mercado que vem a seguir. É fundamental trabalhar com dados e não com achismos.

Análise de Mercado

Neste próximo passo você deverá analisar as características gerais de seus clientes. Qual a sua faixa etária, gênero, trabalho, renda mensal, escolaridade, onde moram, que quantidade e com qual frequência compram o tipo de produto ou serviço que você deseja oferecer, onde costumam comprar, qual o valor, etc. Esta descrição está bem similar à definição de público-alvo, porém, aqui você fará uma pesquisa de campo, ou seja, trabalhará com dados concretos.

Nesta etapa você também fará um estudo dos concorrentes. É fundamental avaliar a qualidade do produto ou serviço, preço, localização (se for o caso), condições de pagamento, garantias oferecidas, etc. Após o levantamento da concorrência, você precisará analisar quais seus diferenciais e se a sua empresa conseguirá uma fatia do mercado.

Plano de Marketing

Aqui você deverá exemplificar a descrição dos principais produtos e serviços, estipular um preço competitivo, estratégias promocionais, verba que será destinada para as campanhas, estrutura de comercialização, entre outros fatores.

Plano Operacional 

Neste item deverá ser definido como será a estrutura física da sua empresa, quantos colaboradores serão necessários, processos operacionais e necessidade de pessoal.

Plano Financeiro

Esta etapa é importantíssima e é preciso muita atenção. Será preciso fazer uma estimativa de investimentos fixos, capital de giro, investimentos pré-operacionais, investimento total, estimativa de faturamento mensal, indicadores de viabilidade, demonstrativo de resultados e demais outros detalhes.

Gostou deste artigo? Esperamos que tenha ajudado. Para conferir na íntegra como montar o seu plano de negócios acesse este link do Sebrae.

Para planejar o seu futuro negócio ainda com mais foco em resultados e agilidade, acesse o Gerenciar Negócio.

By | 2018-05-19T12:21:28-02:00 janeiro 23rd, 2016|Ferramentas|0 Comments

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